O Estádio 25 de Abril mais conhecido em Portugal

Tal como aconteceu um pouco por todo o país depois da «revolução dos cravos» – o que se percebe facilmente na toponímia de tantas cidades -, também alguns estádios foram rebatizados. Porém, nos dois exemplos que trazem a data da revolução inscrita, não foram razões políticas a mudá-los, ao contrário do que até aconteceu noutros recintos, conforme perceberemos adiante.

O Estádio 25 de Abril mais conhecido em Portugal é aquele onde o FC Penafiel joga em casa. O estádio do clube, pertencente à autarquia local, foi construído a 21 de Janeiro de 1934 com o nome de Estádio de Leiras, por estar situado na zona com o mesmo local (no sítio do “Monte de Leiras”) em terrenos próprios, porque aplanados, para a agricultura, num dos terraços fluviais da bacia hidrográfica do Rio Sousa).

Estádio das Leiras

A inauguração do primeiro jogo nas Leiras na imagem em cima, teve honras de dérbi entre o Sport Club Penafiel (vermelho e preto) e a União Desportiva Penafidelense (verde e branco), num empate a um golo.

E apesar de não ter nada que associasse o nome ao regime ditatorial que vigorou em Portugal durante mais de quatro décadas, após a revolução de 25 de Abril de 1974, gerou-se, entre os adeptos penafidelenses, uma divisão quanto ao nome a ser atribuído ao Estádio. Por um lado, existia uma facção de pessoas que pretendia iniciar uma nova etapa da vida do clube e propunha que o recinto passasse a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril e por outro, um grupo de adeptos que desejavam que o Estádio mantivesse o nome anterior.

A opção, contudo, não foi pacífica, uma vez que o estádio era municipal e vários munícipes não viam razão para o rebatizar. Após alguns desentendimentos, entrou em vigor uma conquista de abril: a democracia. A proposta foi a votos numa assembleia municipal, na qual ficou decidido que o recinto passaria a chamar-se Estádio Municipal 25 de Abril, em consonância com a data da revolução.

Posteriormente, o estádio viria a sofrer vários melhoramentos de onde se destacam em 2 de Fevereiro de 1978 a inauguração do sistema de iluminação artificial e em 7 de Outubro de 1984 foi estreado o relvado, na 6.ª jornada do campeonato nacional, com o FC Penafiel a vencer, por 2-0, o Sporting CP com golos aos 13 minutos por Tozé, e aos 47 minutos por Ferreira da Costa.

Equipa titular na inauguração do relvado no 25 de Abril; Cerqueira, Elias, Figueiredo, Bruno, Nini, Afonso, Ferreira da Costa (Branco), Babo, Tozé, Vilaça e Xavier

Equipa-relva